sábado, 11 de outubro de 2008


Aula do dia 09/10
Oi viajantes do TEAR,
Fiquei de escrever a aula do dia 09 de outubro.
Um tempo para todos chegarem, um tempo para tentar baixar as fotos.
Vamos começar com a PISTA DE CORRIDA DE FÓRMULA 1. Banquinhos juntos no círculo, aprendendo a fazer o carro funcionar, ele só corre quando, olho no olho, zuum você falar. Não se pode parar e nem titubear, mas cuidado que alguém pode frear, volta pra você e iiiiiii, o carro volta e você não pode errar. Mais rápido, mais rápido!!! Você está preparada??? Quem errar vai sair, mas não pode parar de brincar, a quem fica na corrida, vai ter de atrapalhar.
A brincadeira serve de metáfora para refletir sobre nossa atividade na escola:
Aos de dentro é preciso: cumplicidade, união, construção, não cair no “conto da atrapalhação”, não se deixar levar, formar uma barreira positiva.
Os de fora não são um grupo organizado, mas é mais fácil atrapalhar do que construir.
E a metáfora da tecnologia??? Algumas vezes ela está “dentro” e outras vezes ela está “fora”, ajudando e/ou atrapalhando??? A tecnologia está aí!!! O seu uso e apropriação é que vai determinar a construção de uma sociabilidade positiva mediada pelas mídias tecnológicas. Já que o homem faz a tecnologia, mas a tecnologia também faz o homem.
Como consumidores precisamos desenvolver (em nós e com os alunos) competências voltadas para a leitura crítica, para o uso ético e competente das mídias. Fazer a análise da mídia, uma reflexão sobre os conteúdos, mas também sobre ângulos, luz, etc. formando o espectador crítico, potencializando suas ferramentas de espectador – Educação para os meios de comunicação. Também podemos utilizar os meios de comunicação, de acordo com seus conteúdos, como recurso pedagógico. – Educar com os meios de comunicação.
Entretanto, não podemos parar aqui. Precisamos nos relacionar com as tecnologias da comunicação desenvolvendo competências de gestão de processos comunicativos para nos tornarmos produtores/empreendedores. Produção de mídia, formação de autores, criação – Educação pelos meios de comunicação.
“Toda relação comunicativa pode transformar-se em ação educativa e toda ação educativa deveria transformar-se em ação educativa – Educomunicação ou mídia-educação.
Atualmente, entendemos a os sistemas de comunicação como sistemas complexos e variáveis, não mais como lineares. Assim, a educação tem de mudar seus paradigmas: educação bancária X educação transformadora, espectador X sujeito social e cultural, transmissão X mediação. É a Teoria Pedagógica Crítica que implica:
: Movimento diacrônico – prática e reflexão crítica – aprender fazendo e fazer aprendendo.
: Convergência tecnológica – articular tecnologias.
: Interdisciplinaridade.
: Dialogicidade e trabalho coletivo.
: Educação para com e pelos meios de comunicação.
Vamos colocar em prática aquilo que estamos aprendendo e experimentando até aqui. Está na hora de começar a fazer um projeto articulando duas linguagens, usando as mídias disponíveis, para ser desenvolvido na Sala de Leitura, que é um local de práticas sócio-culturais.
Não podemos esquecer...
OPORTUNIDADES:
Do que a escola já dispõe? A que espaços ela já tem acesso? Quais equipamentos/ recursos materiais já tem? Com que pessoas podemos contar? Quais as habilidades dos professores e funcionários podem ser aproveitadas? E da comunidade? Que parcerias podem fazer?
DESAFIOS:
O que falta conseguir? Que recursos? Como conquistá-los? Que habilidades precisam formar/ desenvolver? E na comunidade? Que dificuldades podem enfrentar? Como superá-las?
Nos organizamos em grupos de acordo com as linguagens que desejamos utilizar. Lemos e comentamos um texto destacando:
o Nova (dês)ordem cultural – o conhecimento não é uma condição inata no ser humano ou fruto de uma absorção passiva de uma influência externa determinante. O conhecimento é resultado de relações sociais imersas num contexto histórico-cultural. As novas linguagens ou dialetos bem como os modos de produção e veiculação das informações se dão em múltiplas direções, espaços e tempos difusos. Tudo isso nos dá a sensação de uma desordem cultural, pois afetam as relações sociais e a própria construção de identidades.
o Zapeando do local ao global
o A convergência como espaço de encontro das palavras
o O hipertexto e o novo letramento
o Realidade ou ficção?
o Mudança de canal, buscando um diálogo possível.
A realidade e a aprendizagem requerem de nós transformações constantes. O desafio está posto. Até a próxima...
Solange

4 comentários:

MTB disse...

Que sensacional, Solange! Muito interessante seu relato.
Humilhou!!!rsrs

Unknown disse...

Muito bom, Solange! Adorei! Nosso blog custou a sair da toca, mas também quando saiu, hein, arrasou!

Aciléa disse...

Adorei Solange, muito bom. Viu como vc consegue, excelente o seu relato da aula. Continue assim. E viva a 7ª CRE

Aline Gonçalves disse...

Adorei seu relato.Ficou maravilhoso!