domingo, 5 de outubro de 2008

Aula de 2 de outubro


A segunda aula da Cacá
Começamos a nossa aula com um jogo de ocupação de espaço: a Cacá nos pediu que andássemos pelas salas, ouvindo a música e ocupando o espaço, sem deixar vazios. Depois começou a dar umas indicações: andar ocupando o maior espaço possível; o menor espaço possível; muito esticadas; muito encolhidas.
Em seguida formamos pares e com o corpo formamos letras. Em trios formamos, ainda com o corpo, objetos.
O mais divertido veio depois: “gato e rato diferente”!!!
Formamos fileiras e duas pessoas de cada vez eram o gato e o rato, fazendo o que classicamente esses personagens fazem: o gato persegue o rato. Mas nós formávamos um labirinto e, a um sinal, virando de lado, o labirinto se modificava, fazendo com que a situação do gato e do rato se modificasse. Muito divertido!!! Só nesse momento, sendo rato, eu entendi porque as crianças gritam no recreio. Eu gritei!!! Foi ótimo! Há séculos eu não dava um grito desses.
Dessa maneira nos preparamos para o tema da aula que era o espaço da Sala de Leitura.
A tarefa seguinte foi:
Desenhar com lápis preto a planta baixa da nossa sala de leitura, individualmete, apontando o que gostamos e o que não gostamos, o que gostaríamos de tirar ou de acrescentar.
Em seguida nós formamos grupos e mostramos a nossa realidade. A intenção era de que os participantes dos grupos interferissem dando idéias de modificações que poderiam ser feitas para se melhorar essas realidades.
Tinha sido pedido que levássemos imagens da nossa sala. Algumas pessoas levaram outras não puderam. Então formou-se um grupo com as pessoas que levaram imagens em arquivo digital que foi visualizar essas imagens no computador, em outra sala do Tear. Outros grupos trabalharam com os desenhos que fizeram.
As trocas foram muito boas. O olhar de alguém de fora pode ser muito inovador, vendo soluções onde nós vemos problemas.

Stop! Mastigar!!!!
É hora do lanche que hora tão feliz... alguém levou uns salgadinhos super caprichados! O lanche está evoluindo.
Depois do lanche nós desenhamos com lápis coloridos as modificações que pensamos em fazer ou que gostaríamos de fazer nas nossas salas. Eu percebi que posso fazer uma mudança muito interessante, que não vai resolver meus problemas de espaço, mas vai melhorar muito. Imagino que outras pessoas também pensaram em várias coisas que podem fazer.
Legal também foi como algumas elogiaram seus espaços. É bom ver gente que está satisfeita com seu local de trabalho. Enfim, a atividade foi construtiva. Sempre se pensando em crescer, mudar para melhor.
Depois da avaliação geral, cada uma levou seu mapa com a proposta de tentar colocar em prática as modificações.
Atividade seguinte: “Sala de Leitura é...”
Quando preenchemos uma ficha, no início do curso, respondemos a essa pergunta. A Cacá trouxe tirinhas de papel com as nossas respostas impressas, de forma anônima, e nós lemos e fomos fazendo um esquema no blocão, de acordo com os conceitos que foram surgindo:
Viajar, prazer, imaginar, formar leitores...contato com as mídias foi o que apareceu menos.
Fizemos então uma comparação com a proposta de Sala de Leitura constante da Multieducação e ficaram alguns objetivos básicos:
Ø Mexer com os demais professores para que eles também sejam leitores
Ø Articulação entre os professores é fundamental para que os projetos sejam realizados com sucesso
Ø Cuidar para que a Literatura não seja apenas auxiliar de temas que são trabalhados na escola
Ø Incentivar a produção dos alunos
Ø Imaginação, prazer, encantamento! Para que a Sala de Leitura não seja uma repetição do que se faz em sala de aula
Leitura de casos reais envolvendo dificuldades no uso das mídias na escola, mas onde essas dificuldades foram superadas pela persistência dos professores envolvidos. Para mim o que chamou mais a atenção foi o fato de que as pessoas desses casos tinham projetos muito claros onde as mídias(rádio, internet, câmeras) eram fundamentais.
Depois foi a hora do coqueiro balançar...
Coqueiro balouçou
Coqueiro balançar
Abraçadinhos no balanço do mar
Até o próximo no balanço do mar
Quem achou diferente faz favor de acrescentar
Não se preocupe que eu não vou me chatear!!
Beijos

2 comentários:

Mônica disse...

Muito bom seu relato. Não pude ir ao curso neste dia, mas pelo relato pude ter uma idéia de como foi interessante o encontro.

Unknown disse...

Que relato caprichado, criativo e gostoso! Valeu,Teca! Bjs.