sábado, 27 de setembro de 2008

Deixa Imaginar...

E a imaginação voou solta na tarde do dia 25 de setembro. Sérgio tinha como percurso levar-nos a compreender nossa função de mediadores da Sala de Leitura, e assim o fez. E muito bem!
O encontro foi dinâmico, começando com uma brincadeira, em roda, com vários objetos no centro, para que nos soltássemos, e a nossa imaginação, construindo personagens, embaladas pela melodia de Deixa Imaginar...
Fomos, então, surpreendidas pela chegada do Professor Andrade, um professor muito preocupado com a construção de uma escola onde tudo acontece de acordo com padrões pré-estabelecidos: a Escola Osarta Pensales. Para que pudéssemos ajudá-lo nessa tarefa, tivemos que nos esvaziar nossas bolsas, tirar delas, e de nós mesmas, tudo que não é condizente à esta escola e que trazíamos conosco: desejos, diferenças, política, motivação, conflitos, sentimentos, sexualidade, diversidade, sonhos, prazer, experiências pessoais...
Após jogarmos tudo fora, construímos, em grupos, objetivos e programas para os cursos da Escola Osarta Pensales: Grampo, Linha, Click, Filtro e Papo. O Prof. Andrade ouviu, com muita atenção, nossas sugestões, mas reprovava qualquer uma que levasse os alunos a imaginar, criar... É, o Prof. Andrade nos ajudou a perceber quantas vezes, preocupadas com um programa a cumprir, deixamos a vida do lado de fora da escola...
Aliás, programa foi o tema da próxima atividade: ainda em grupos, escrevemos a primeira palavra que pensamos ao ouvir falar em: programa; programa escola; programa espaço escola; e, com o Sérgio de volta (que bom, pois o Prof. Andrade está precisando de uma "reciclagem") percebemos que somos a geração do programa: nós programamos a nossa vida toda, tudo o que fazemos é programado, ou "quando nascemos fomos programados", como nos diz a letra da música 'Geração Coca-Cola', que ouvimos a seguir.
Depois do lanche, fomos "apresentadas" a uma outra escola, a Escola Oaçanigami, através de enigmas que deciframos em busca de maletas que continham seus pertences. Cada grupo, de posse de sua maleta, passou por um processo de desnivelamento, decifrando o mistério da escola em frente ao espelho: Oaçanigami, ao contrário, é IMAGINAÇÃO. E, como sem imaginação não vamos a lugar algum, tivemos que usar e abusar de nossa imaginação para utilizar o que encontramos dentro das maletas: poesias, imagens, câmera digital, livro e filmadora (MÍDIAS).
Percebemos, então, que nós somos mediadoras da Sala de Leitura, e desta forma, devemos levar a comunidade escolar a vivenciar a utilização das mídias, buscando a construção do sujeito com o mundo.
Nosso encontro terminou com a leitura de um capítulo do livro que inspirou as atividades que realizamos: 'A Casa da Madrinha', de Lygia Bojunga Nunes.
"As pessoas sem imaginação
podem ter tido as mais imprevistas aventuras,
podem ter visitado as terras mais estranhas...
Nada lhes ficou.
Nada lhes sobrou.
Uma vida não basta apenas para ser vivida:
também precisa ser sonhada."
Mário Quintana

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Continuação do último encontro do dia 18/09/2008

BRINCADEIRAS
  • Composição de Cena -Os participantes formam um círculo e de um a um, no máximo de quatro componentes por vez se apresentam através de gestos montam uma cena que é compartilhada por todos formando um quadro ou esquete.
  • Adivinhe o que é? - Utilizando um saco preto coloca-se vários objetos no seu interior, um participante sem ver o que pega, descreve o objeto, ou dá pistas para que os demais tentam adivinhar o que é.Quem acerta assume o lugar do outro.

  • Visionamento do curta francês - Um olhar vale mais do que mil palavras_ por Charlotte Walior . Num momento de maior suspense da projeção , este é interrompido e os espectadores tentarão descobrir o que irá acontecer. Depois que todos se colocarem , a projeção será concluída e abre-se para comentários a respeito do filme e o assunto abordado.
O que foi possível concluir com a apresentação destas atividades é que existem vários olhares sobre o mesmo objeto.

Foram feitos ainda diversos questionamentos sobre o ato de ler o mundo através da múltiplas linguagens e algumas citações foram feitas...

(...) a leitura capacita o ser humano a pensar e agir com liberdade, combatendo o autoritarismo e outros "ismos" que sinalizam a reprodução das estruturas injustas da sociedade.Nesta esfera, a educação e a escola desempenham um papel de suma importância(...) Regina Zilberman.

Após todas estas reflexões ,nosso encontro se deu por encerrado ,após darmos o nosso "abraço econômico" muito fraterno.


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Aula da Cacá - 11/09

Aconteceu,minha gente ... uma aula bem diferente...
O encontro com a Cacá,foi bastante envolvente.
Abrimos a roda,tindolelê,tindolalá e pudemos nos soltar
Aliviar um pouco a tensão ,fazendo o que "seu mestre mandar"(quem quis pôde dar sugestão,tindolelê,tindolalá).
Ouvimos e cantamos Dia diferente (poema de Maria Mazetti, música de Denise Mendonça e cada uma de nós criou dois versos(algumas fugiram à regra)sobre como seria um dia diferente em sua Sala de Leitura.Surgiram boas idéias .
Depois ,escrevemos sobre o que temos e o que queremos no nosso trabalho nas Salas de Leitura.Pudemos perceber realidades bastante diversas ,algumas de nós expuseram suas dificuldades.Professor quando começa a falar,não para.O clima ficou um pouco tenso... Mas,deixa pra lá...
Conhecemos um modelo de elaboração de projeto cujos principais itens principais são:
  • levantamento do tema;
  • avaliação iniciante;
  • levantamento de informações;
  • previsão de situação que finalize o projeto;
  • ação;
  • avaliação;

Elaboramos,ainda, em grupos um texto jornalístico sobre a Sala de Leitura.Teve Carta dos Leitores,História em Quadrinhos,entrevista,propaganda,classificados...A criatividade fluiu...

Após a apresentação dos grupos,fizemos algumas combinações:

  • será criado o blog da turma e um convite enviado a todos os participantes da turma da tarde;
  • um texto sobre projetos será enviado via e-mail a todas ;
  • cada um deverá fazer seu próprio registro das aulas em um caderninho,por exemplo.Nada de folhas soltas!

Terminamos a aula em um círculo amistoso,rodada de beijos para um lado e para outro.

Espero que o próximo encontro seja ainda mais prazeroso.

Apenas pra não deixar passar: muitos alunos faltaram à aula de hoje.

Aline

domingo, 21 de setembro de 2008

A Dança

Bom, eu fiquei de postar o comentário sobre o começo da última aula, de 19 de setembro. Aí vai!

Começamos a aula com uma dança circular e, como em toda dança circular, era importante olhar nos olhos das outras pessoas. Foi muito gostoso. Esses momentos funcionam como um "quebra-gelo", "quebra-postura"...
A dança era em pares e depois se ia percorrendo toda a roda até que reencontramos a pessoa inicial.
Mas não posso deixar de dizer que a aula foi maravilhosa e espero que todas as colegas entendam como é importante esse tipo de vivência para que a nossa prática se torne mais humana, plástica, consciente e prazerosa. A gente tem que mexer por dentro pra poder modificar a nossa realidade.
Com o meu carinho...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Cadastro das Autoras

Hoje, durante o nosso encontro, cadastramos a maioria das participantes que agora vão poder escrever no Blog!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Enfim, abrimos o Blog!

Olá galera,
finalmente conseguimos abrir o BLOG da Turma da Tarde do Curso de Arte e Mídia 2008!
Usem e Abusem! Esse espaço é nosso!
Nosso Diário de Bordo - onde vamos colocar nossas aventuras, descobertas, conquistas e aprendizados!
Agora é só começar. A cada encontro uma pessoa fica responsável, mas todo o grupo pode e deve se posicionar.
Um abraço,
a equipe tearteira